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As 4 chaves da Retenção de alunos

Você está satisfeito com a taxa de retenção da sua academia?

 

Todo negócio está constantemente voltado para a captação de novos clientes. Novos produtos, serviços, promoções e estratégias de marketing têm sido o foco da grande maioria dos empreendedores nos mais diversos nichos.

 

Entretanto, um dos maiores desafios para os gestores de academia tem sido outro: COMO RETER OS ALUNOS ATUAIS?

 

Todo mundo já ouviu falar daquela história que diz que é muito mais caro captar um novo cliente do que fidelizar um cliente atual. E isso é verdade. Mas a pergunta é: como descobrir qual a melhor maneira de fidelizar/reter os alunos?

 

Para isso, separamos 4 maneiras para sua academia aumentar as chances de permanência dos alunos.

 

1: Oferecer o que seu aluno quer

 

Pode parecer óbvio, mas muitos gestores já pecam nesse primeiro quesito. Para que um cliente tenha vontade de permanecer na sua academia, é preciso oferecer exatamente aquilo que ele procura. E a melhor forma de saber isso é, adivinhe? Perguntando a ele!

 

Exatamente. Você precisa perguntar para ele o que ele quer, de fato. Quais as atividades que ele gosta/procura? O que realmente vai tornar ele satisfeito a ponto de não querer se desmatricular da sua academia?

 

É muito importante que você leve em consideração o que seus alunos têm a dizer. Na sua academia existe uma “caixa de sugestões”? E se existe, você realmente as lê?

 

Além de ler, que tal mostrar para eles que você realmente viu as sugestões? Como? Simplesmente publicando nas redes sociais as “3 sugestões do mês”, por exemplo. Essa simples atitude pode gerar um grande impacto, fazendo seus alunos se sentirem importantes, além de ser uma excelente ferramenta para melhorar a sua academia.

 

2: Oferecer vantagens especiais

 

Outra ótima maneira da sua academia ter mais chances de fidelizar os alunos é valorizando a sua permanência. E não há nada melhor do que bonificar os alunos com a renovação da matrícula.

 

Seja na forma de um desconto após um determinado período (seis meses, por exemplo) ou através de brindes oferecidos por parceiros, a verdade é que todo mundo gosta de ser bem tratado. E gosta mais ainda quando é oferecido algo além do que foi prometido.

 

Você sabe quais são os seus 30 alunos mais fiéis? Pergunte a eles o que eles mais gostam na academia e se recomendariam para os amigos ou familiares. É também uma ótima maneira de não só reter os alunos atuais, mas também de captar novos clientes.

 

3: Atendimento

 

Esse é um dos grandes paradigmas de qualquer empreendimento. Todo gestor diz que é muito importante um excelente atendimento, pois é o “cartão de visitas da empresa”. Porém, o que vemos na prática são muitos problemas relacionados a isso.

 

Para que sua academia tenha (de fato!) um ótimo atendimento é preciso basicamente 3 coisas: treinamento dos funcionários, valorização dos profissionais e presença em vários canais de comunicação.

 

O treinamento dos funcionários já é uma prática comum nas academias (ou pelo menos deveria ser). Um bom treinamento deve ser capaz de oferecer as melhores práticas para que os recepcionistas, professores e colaboradores saibam como receber uma pessoa nova que chega.

 

Mas além disso, o que muitos esquecem é que os alunos atuais também precisam de um atendimento de qualidade. Seja na hora de tirar dúvidas com os professores ou procurar informações sobre atividades na recepção, esses momentos são cruciais sobre a percepção de qualidade que esses clientes têm da sua academia.

 

Além disso, a valorização desses profissionais é fundamental para que um bom atendimento aconteça. Todo funcionário precisa ser bem tratado. E isso não só no aspecto salarial (que é algo sim que pode ser sempre melhorado), mas também na maneira como se comunica com eles e até mesmo como cobrar as metas que foram estipuladas.

 

Você perceberá que tudo isso fará seus funcionários trabalharem mais alegres e com certeza impactará no atendimento realizado.

 

4: Relacionamento

 

Por fim (mas não menos importante), outra boa maneira de reter os seus alunos atuais é investir no relacionamento com eles. E quando falamos em relacionamento, não nos referimos apenas àquele momento dos treinos com conversas informais, mas também nas redes sociais.

 

Hoje, cada vez mais as pessoas ficam por mais tempo conectadas. E quanto mais presente você estiver na vida delas, mais elas vão se sentir valorizadas e ficar com você por muito mais tempo.

 

Uma ótima ferramenta que pode auxiliar em todo esse processo é um bom CRM. Além de melhorar muito as decisões estratégicas da sua academia, você poderá implementar políticas de relacionamento muito mais assertivas e prevenir a evasão de alunos. Se você ainda não viu nosso post sobre CRM, clique aqui.

 

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