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CRM: estratégia que gera mais vendas

Para quem ainda não sabe, CRM significa “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com Cliente). Algumas academias já entenderam a importância que o relacionamento com os alunos tem na hora de conduzir o negócio.

 

Entretanto, várias nuances ainda são despercebidas pela grande maioria. Por isso, vamos mostrar aqui qual a importância do CRM enquanto estratégia e como ela pode ser útil para gerar mais vendas.


Uma estratégia de negócio

 

Antes de mais nada, é preciso compreender que a implementação do CRM na sua academia diz respeito a uma estratégia de negócio (e não apenas à adoção de uma ferramenta). O erro que muitas academias cometem é encarar a gestão do relacionamento em apenas inserir informações pessoais dos alunos num determinado sistema. E isso é um convite ao fracasso.


Para que verdadeiramente se possa usufruir dos benefícios do CRM, é fundamental compreender que as informações colocadas num determinado sistema devem ser vistas como vitais para sua academia (seja para gerenciar alunos com perfis de comportamento diferentes ou captar novos clientes, gerando vendas).

 

O CRM bem gerenciado consegue integrar dados valiosos na hora de tomar decisões; e você como gestor precisa encará-lo desta maneira: como uma estratégia de negócio.


Um CRM bem implementado deve ser capaz de fornecer desde informações básicas (como nome, telefone, endereço) até mesmo as interações que essas pessoas mantêm com sua academia (como visitas ao site, aberturas de e-mails e contatos telefônicos realizados).

 

Com isto em mãos, é possível traçar estratégias de marketing que elevam o nível de relacionamento com os alunos (ou prospects), sendo possível satisfazer ou até mesmo antecipar necessidades e desejos. 


Por exemplo: imagine que num determinado mês diversas pessoas tenham entrado em contato procurando por uma modalidade que sua academia ainda não oferece. Para que essa informação seja útil, é fundamental que você entre em contato com essas pessoas assim que tiver oferecendo o que elas desejam (seja por telefone, e-mail ou redes sociais).

 

Isso só será possível se sua academia vinculou aquela necessidade específica com o contato delas utilizando uma boa ferramenta de CRM. Será possível, por exemplo, cruzar informações da modalidade desejada com os horários que essas pessoas desejam se exercitar. Quem sabe uma aula experimental gratuita com aqueles prospects possa revelar uma nova demanda surgindo?


Tecnologia focada no cliente 

 

Após entender a importância que o CRM tem na gestão de sua academia, a escolha de uma ferramenta que atenda a essas necessidades é o próximo passo. Como dissemos, um sistema CRM é aquele que integra informações que serão utilizadas na hora de implementar uma estratégia de marketing, uma campanha promocional ou gerenciar o processo de vendas. 


Sendo assim, uma boa ferramenta de CRM deve disponibilizar recursos capazes de facilitar a interpretação dessas informações e facilitar a implementação das ações. Basicamente, ela deverá fornecer condições para que sua academia gerencie os serviços aos alunos, seus canais de comunicação e sua equipe de vendas. 


A implementação de uma boa ferramenta de CRM em sua academia irá proporcionar:


- uma visão ampliada do seu negócio (centralizando informações que envolvam vários setores da academia);


- acompanhamento dos fluxos de processo de venda de planos (fortalecendo o seu time comercial com informações que facilitam os contatos);


- aumento de vendas (como, por exemplo, utilizando os melhores canais para cada tipo de aluno ou através de relatórios que indicam os melhores caminhos para concentrar os esforços de marketing). Tudo isso de maneira intuitiva e simples. 

 

Portanto, o CRM é elemento essencial tanto na elaboração das estratégias de marketing de sua academia, como também na condução da equipe comercial e do processo de vendas em si.